quarta-feira, 10 de agosto de 2011

O medo de dar certo


Rubia A. Dantés

Quantas e quantas vezes vemos o que mais queremos nunca dar certo...

Já notaram como muitas pessoas que desejam ter um relacionamento feliz... uma carreira de sucesso, construir uma família... e muitos outros sonhos, não conseguem realizar justamente aquilo que mais querem?
E, algumas vezes, é nos desejos onde elas encontram mais problemas.

Elas tentam de todas as maneiras e, aparentemente, estão muito abertas para aquilo, mas só atraem situações de dor nos relacionamentos e de insucessos na carreira, dependendo de onde colocam o foco principal... E não conseguem entender por que, se têm todas as condições necessárias para serem felizes naquilo que acreditam ser o ponto mais importante da vida delas... e uma vontade enorme de dar certo.

Claro que isso pode acontecer por muitos motivos, mas um deles é o "medo de dar certo" e esse aparente querer pode esconder justamente o "não querer de jeito nenhum"... se arriscar naquele mesmo terreno de novo... e viver de novo as mesmas dores que trazemos registradas em memórias equivocadas.

Então... passamos um grande período de tempo... ou até a vida toda, nos sabotando. Preferimos viver na superficialidade das coisas, do que correr o risco de tentar de novo mergulhar por inteiro.

Somos muito sutis e sofisticados na arte da auto-sabotagem e se no fundo queremos nos esconder e não queremos viver coisas que nos remetem a experiências de dor, uma das formas de tentarmos evitar a dor e de nem sequer descobrirmos essa parte nossa, é justamente agindo como se aquilo fosse o que a gente mais quer... seja um relacionamento, um trabalho, uma carreira ou qualquer outro sonho.

Mas será que é isso mesmo que queremos?
Já vi casos de pessoas que colocam o principal objetivo da vida delas no relacionamento e só atraem situações onde é impossível viver o amor.
E ao escondermos esse "medo de dar certo" justamente sob a aparência de querer muito dar certo, nos tornamos vítimas indefesas de inúmeras pessoas e situações que sempre impedem que nossas sonhos se realizem.
Parece que sempre a culpa é do outro ou das situações, ou da vida... afinal tentamos de tudo.

Esse medo nos afasta cada vez mais da possibilidade de sermos felizes até o dia em que decidimos ir além dos medos e das memórias equivocadas para entender que as experiências passadas, nessa e em outras vidas, nunca deveriam nos impedir de experimentar de novo e por inteiro...

Este medo pode se manifestar em muitas áreas da nossa vida, lá onde temos memórias de dor.
Quando o identificamos, uma das formas de assumir 100% de responsabilidade é fazer a pergunta:
O que em mim está causando o medo de dar certo em tal situação?

Siga sempre sua intuição, mas faça alguma coisa sempre que identificar "o medo de dar certo"; afinal, merecemos dar certo na vida e vivê-la por inteiro, sem precisar ficar na superfície por medo dos mergulhos profundos.
Eles são arriscados, mas só assim podemos ir além e desfrutar das maravilhas que é estar aqui e agora na Terra.
Se não for agora, até quando vamos esperar para dar certo?

Nenhum comentário: