sexta-feira, 12 de agosto de 2011

A Missão Profissional e Empresarial do Homem


Por: Orlando Norio Oda

Empresa é da sociedade, da comunidade que pertence. Se a sociedade, a comunidade perceber que numa empresa não existe vontade de servir ao público, certamente ela acabará falindo".(Sr Konosuke Matsushita fundador da Matsushita Eletric (Panasonic), do livro A Prosperidade está na Mente).

Se nascemos neste mundo é porque existe uma razão, um valor a ser vivido. Podemos notar este fato no prazer de viver das pessoas que conseguiram

descobrir e cumprem esta missão. Então, podemos dizer que a vida se torna penosa quando não agimos conforme a razão da nossa existência ou agimos contra a razão da nossa existência.

Cumprimos a missão realizando um trabalho, então, o trabalho é o meio, a forma pela qual conseguimos expressar a nossa missão neste mundo, e se não trabalharmos conforme a razão da nossa existência a vida profissional se torna penosa, chata, monótona e enfadonha.

Qual é então a missão ou a razão da nossa existência?

Para Sakyamuni (Buda) a vida do ser humano não podia ser apenas cumprir o ciclo do nascer, crescer, envelhecer, adoecer e morrer e por isso buscou a solução para os quatro sofrimentos: nascimento, velhice, doença e morte. Imaginou que a culpa era do próprio homem, porque causava muitos sofrimentos matando e comendo os demais seres vivos, portanto, sem o sofrimento não poderia resgatar os carmas negativos que veio acumulando.

O despertar de Sakyamuni (Buda)

Principe Siddharta após seis anos na floresta, praticando ascese e não encontrando o caminho para o despertar, percebeu que o "sofrimento não leva à iluminação", saiu da floresta, quando uma jovem brâmane ofereceu um prato de papa de arroz cozido com leite. Naquele momento ele despertou.

Até aquele momento Sakyamuni pensava: "Os cereais também estão vivos, e comê-los significa tirar-lhes a vida. O leite da vaca é dos bezerrinhos, ao tomá-lo, o homem está roubando o alimento deles. A vida do homem neste mundo consiste em obter alimentos para si roubando e matando seres vivos".

Mas, naquele momento ele conseguiu comer sem sentimento de culpa o alimento oferecido pela jovem, comeu com gratidão o alimento oferecido. Ele viu naquela atitude da jovem que ofereceu o alimento, apenas a bondade em oferecer a ajuda para salvá-lo.

Sua mente não estava presa à matéria, por isso, viu o prato de papa de arroz com leite como meio para vivificar o próximo. Viu a bondade expressa em forma como papa de arroz com leite. Viu também o trabalho como meio de produzir o alimento, o trabalho era o meio de expressar a vontade de aliviar a dor, o sofrimento (a fome) e proporcionar alegria e felicidade ao próximo.

Mudando a visão da vida

Este mundo que parecia um lugar onde os seres vivos agridem e destroem uns aos outros era na verdade "um mundo onde todos os seres vivos vivificam um aos outros". É preciso que as frutas sejam comidas pelos pássaros e pelos animais frutívoros, para que as sementes se espalhem em terras distantes, possibilitando a disseminação da planta.

Mudando a visão de vida, tudo muda: todos são Vidas que se vivificam mutuamente. Este mundo é um mundo de vivificação mútua, onde todos se beneficiam, cada qual suprindo o que falta no outro. Esta é a missão profissional e empresarial do homem: criar, desenvolver, produtos e serviços que fazem falta para outras pessoas, que suprem as necessidades de outras pessoas.

Oportunidade de Negócios

Suprir a necessidade do outro, esta é missão profissional e empresarial do homem, e é onde surgem as oportunidades profissionais. Neste sentido, todos os homens tem as suas oportunidades em todos os momentos da sua vida. Boa oportunidade significa apenas prestar atenção no outro e enxergar qual é o suprimento que falta no outro. Boa oportunidade só não existe para quem vê apenas a sua própria necessidade ou para quem enxerga apenas as aparências, os fatos e acontecimentos e não vê a oportunidade de criar algo para melhorar, modificar os fatos e acontecimentos.

Servir ao próximo: este é o caminho da prosperidade

O Sr. Konosuke Matsushita fundador da Matsushita Eletric (Panasonic) escreveu em seu livro "Mono no mikata, kangae kata" (Modo de ver e analisar os fatos - extraído do livro A Prosperidade está na mente – Prof Katsumi Tokuhisa – editado pela Seicho-no-Ie):

"Uma empresa que só pensa em lucros próprios, não se responsabilizando pelo bem estar da comunidade, pode prejudicar muito a sociedade e não terá progresso. Penso que uma empresa deve ter o propósito de compartilhar a sua prosperidade e o seu destino com a sociedade. Portanto devo afirmar que: ... Empresa é da sociedade, da comunidade que pertence. Se a sociedade, a comunidade perceber que numa empresa não existe vontade de servir ao público, certamente ela acabará falindo".

Reescrevendo de forma positiva o pensamento do Sr. Matsushita: "Se a sociedade perceber que numa empresa existe a vontade de servir ao público, ela prosperará ". E isto deve ser o fundamento da propaganda: fazer com que as pessoas percebam a vontade de servir ao público (marca, identidade)".

Os desafios para por em prática a missão profissional e empresarial:

É uma das tarefas mais difíceis e desafiadoras para o administrador colocar em prática esta missão. Será necessário que todos os colaboradores tenham a mesma percepção e o mesmo direcionamento: dedicar-se ao bem estar da sociedade e trabalhar visando suprir a necessidade do outro.

É importante que tenham a consciência de que é uma tarefa muito árdua, demorada, que leva a tomada de decisões difíceis e que até pode dar prejuízos financeiros aparentes e momentâneos. Acima de qualquer declaração da Missão da Empresa é o exemplo prático e próprio que vale na prática. Porém, sem esse sentimento, a cortesia será apenas da boca para fora e impedirá que o cliente sinta confiança e gratidão verdadeiramente (Fidelidade do Cliente).

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