quinta-feira, 19 de março de 2009

Eu vou ser diferente. Ja decidi!


Muito se ouve falar de pessoas que se dizem estar triste com a vida, pois neste mundo tão competitivo, só existe oportunidades para alguns poucos e que a grande maioria não tem a oportunidade. Mas se olharmos ao nosso redor verá que nos esta dada varias oportunidades para podermos crescer e se desenvolvem. Gritam, esperneiam, xingam... achando que assim as pessoas lhe escutarão, mas em grande maioria desejam serem escutados e não querem escutar: “Eu já sei de tudo, mas você não me entende... na verdade ninguém me entende...”. Criticam a situação econômica, critica o governo, a sociedade, chefes, sogra, pai, mãe... sempre os outros são culpados e muitas vezes não percebem que quem tem de que mudar é ele próprio e não os outros.
Mas muitas vezes estas oportunidades vêm disfarçadas de varias facetas para que nós possamos entender muitas vezes nos aparecem em forma de um professor rigoroso, um chefe nervoso, um cliente insatisfeito etc. vem em forma de “Koan”. No Japão tem um koan que faz refletir: “diz que certa feita um monge foi conversar com Sidharta, aonde veio questioná-lo com varias idéias preconcebidas. Sidharta se colocou a escutá-lo. Mas a existe um costume budista que, quando alguém lhe oferecer uma xícara de chá, você não pode recusar e é obrigado a tomar tudo de uma vez só. Enquanto este monge estava explanando sua opinião, Sidharta sem nada falar ficou a escutar e cada pouco enchia a xícara do monge que fazia sinal que estava satisfeito, mas como não podia recusar tomava-o todo. Enquanto ele proferia suas criticas, e desejava fortemente que Sidharta o escutasse, ele enchia a xícara.
Quando o monge não agüentou mais de tanto tomar o chá, e viu que a xícara estava cheia novamente desmaiou e Sidharta, se levantou e foi embora sem nada dizer. Quando ele acordou, depois de ter vomitado todo o chá bebido, ele entendeu que ele só poderia tomar mais chá se esvaziasse o estomago”. Na nossa vida é parecido, muitas vezes nós queremos que os outros nos escutem, mas na nossa mente já esta cheia de IDÉIAS PRECONCEBIDAS, que por mais que o outro fale, não entrará nada em nossa mente, pois já esta cheio. Precisamos também aprender a escutar, mais ir com a mente vazia para aprender-mos mais. Não adianta irmos assistir aulas, palestras se já formos com a cabeça cheia, e mostrando cara de quem não concorda com o que o outro esta falando.
Se quisermos aprender devemos estar sempre dispostos a aceitar novas idéias, novas formas de fazer, novos métodos, muitas vezes parecem não dar certo ou dizem, “... lá vêm eles com a idéia de que devemos aprender computação”, “que antigamente era diferente”, “agora tenho que desaprender o que deu certo até hoje”. Mas hoje o analfabeto não é aquele que não sabe ler, mas sim aquele que não sabe:
· Computação,
· Outra língua e
· Não aceite as mudanças.
Como será que eu estou no mercado? Como eu reajo às mudanças? Será que eu aceito as opiniões adversas? Aceito conselhos ou que dar conselhos? Lembre que temos duas orelhas e uma boca, onde precisamos escutar mais e falar menos. Vamos refletir!!!

Nenhum comentário: